quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Rios Voadores

Rios voadores são um fenômeno curiosíssimo que acontece frequentemente na Amazônia brasileira e vem chamando a atenção do mundo todo. Cientificamente, são massas de ar que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil, especificamente o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e contribuem assim com a manutenção do ciclo hídrico e as chuva nestas regiões.

A quantidade de vapor de água transportada por esses rios pode chegar a volumes maiores do que todos os rios do centro-oeste e equivalentes a grandeza do maior rio do planeta: o Amazonas (200.000 m3/s).

Segundo Gérard Moss, especialista no assunto, o ciclo das águas, as precipitações, o clima, até a economia do nosso país depende dos rios voadores. “Essa é uma das principais razões para preservar Amazônia”, afirma Moss.

Gérard, idealizou o projeto Rioa Voadores, que deu nome ao fenômeno, para melhor compreender as possíveis consequências do desmatamento e queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico de todo o País e os eventuais impactos no panorama global das mudanças climáticas. “O objetivo é revelar o vínculo do que acontece na região Amazônica e o clima no resto do País, particularmente com as chuvas.”, conta Gérard.
Entenda melhor o fenômeno:




Copiado de http://asboasnovas.com/brasil/rios-que-voam/

LEIA também -

São Paulo não produz água. Porque não sabe de onde ela vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário